Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

QUAL É A COR DO POR DO SOL EM MARTE?






Este é o céu durante o dia

Este é um pôr do sol marciano

É estranho, mas o céu de Marte PODE se comportar de maneira completamente oposta do céu terrestre.

O céu lá é laranja durante o dia—e azul no pôr do sol.

Estas cores, porém, são resultado principalmente da poeira na atmosfera—nos raros dias de céu limpo, o céu de lá pode se comportar como o nosso.

AGORA PREPARE-SE: EU VOU EXPLICAR ISTO TUDO USANDO A CIÊNCIA!

As razões pelas quais as coisas são assim são um pouco complicadas. Existem três maneiras de dispersar a luz. A mais conhecida é a "Dispersão de Rayleigh", um mecanismo que funciona apenas com partículas que são MENORES do que o comprimento de onda da luz… Coisas como moléculas.

Quando você perguntar a um cientista "Por que o céu é azul?", é esta resposta que ele vai retirar de um dos bolsos de seu jaleco branco.

Porém, esta é apenas (pelo menos) metade da história.

Se tudo que você visse no céu fosse do tamanho de moléculas, então a Dispersão de Rayleigh causaria céus azuis e pores do sol laranjas (bom… Mais ou menos).

Mas existe outro mecanismo chamado "Dispersão de Mie", que age sobre partículas que têm o mesmo tamanho—ou são um pouco maiores—do que o comprimento de onda da luz. Não vemos muito este efeito acontecer aqui na Terra porque moléculas são muito pequenas para produzi-lo, e as partículas de poeira terrestres são (de modo geral) grandes demais.

Mas em Marte, onde é comum encontrarmos partículas de poeira MUITO pequenas e não há tantas moléculas de ar na atmosfera quanto aqui, a Dispersão de Mie é o efeito dominante, o que explica as diferenças que vemos entre o céu da Terra e o de Marte.

Existe, ainda, outra forma de dispersão chamada "Dispersão de Raman", que muda a polarização da luz—que, claro, olhos humanos (e a maioria dos sensores dos rovers marcianos) não notam claramente. Você pode meio que perceber este efeito quando estiver usando óculos com lentes polarizadas e olhar para cima da cabeça em um dia bem claro e ensolarado. Pela minha percepção, o azul fica mais escuro e "rico"… Mas não me pergunte por quê!

Não tenho ideia de que efeito a Dispersão de Raman teria no céu de Marte (se é que tem algum). Não temos muitas imagens do céu marciano no zênite tiradas por robôs que estivessem usando óculos de sol esportivos naquele momento.

O QUE EU SUSPEITO:

Nunca vimos o céu de Marte com olhos humanos—coisa que costumamos nos esquecer facilmente já que há inúmeras fotos lindas e coloridas do planeta, tiradas por vários rovers e sondas.

Mas o cérebro se adapta à uniformidade "diminuindo-a". Já que a paisagem de Marte parece ser totalmente vermelha não importa onde você esteja no planeta, talvez nossos olhos/cérebros tendam a "diminuir" o vermelho após algum tempo, o que facilmente mudaria nossa percepção das cores de Marte.

Steve Baker

Blogger em LetsRunWithIt.com 

https://pt.quora.com


Nenhum comentário: