Powered By Blogger

Crônicas







A MULHER ONTEM E HOJE

O primeiro livro da Bíblia, Gênesis, conta a história de Adão e Eva... mas segundo o Zohar, o livro do Esplendor, uma obra cabalística do século 13 que constitui o mais influente texto hassídico e no Talmud, o livro dos hebreus, Eva não foi a  primeira mulher de Adão.
Quando Deus criou o Adão, ele o fez com dois sexos, depois dividiu-o ao meio, e batizou a metade femea de Lilith e a deu como companheira de Adão. Mas Lilith revoltou-se, não queria ser dele.
Lilith queria liberdade de agir, de escolher e decidir, queria os mesmos direitos do homem mas quando constatou que não poderia obter status igual, se rebelou e não submeteu-se a Adão,  passou a odia-lo e fugiu para ir ter com o Diabo.
De acordo com o astrólogo Hermínio, "Lilith foi feita por Deus, de barro, à noite, criada tão bonita e interessante que logo arranjou problemas com Adão". Lilith aparece em relatos da Torah assírio-babilônica e hebraica entre outros textos apócrifos. Na versão jeovística (da tradição religiosa hebraica) para o Gênesis, enriquecida pelos testemunhos orais dos rabinos consta que Lilith foi criada com pó negro e excrementos, condenada por Jeová-Deus a ser inferior ao homem.
Essa parte teria sido retirada da Bíblia pela Inquisição. Foi então que começou a eterna divergência entre o masculino e o feminino, pois Lilith não se conformou com a submissão ao homem. Segundo as versões aramaica e hebraica do Alfabeto de Ben Sirá (século 6 ou 7). Todas as vezes em que eles faziam sexo, Lilith mostrava-se inconformada em ter de ficar por baixo de Adão, suportando o peso de seu corpo. E indagava: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me  sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou igual a ti."  Mas Adão se recusava a inverter as posições, consciente de que existia uma "ordem" que não podia ser transgredida. Lilith deve submeter-se a ele pois esta é a condição do equilíbrio preestabelecido.
Deus então tomou uma costela de Adão e criou Eva, mulher submissa, dócil, inferior perante o homem.  Quando Deus proibiu Adão e Eva de comer do fruto sagrado, Lilith orientada pelo Demônio, se disfarçou de serpente e  seduziu Eva induzindo-a a desobedecer a Deus.
(Alguns escritos contam que Adão queixou-se a Deus sobre a fuga de Lilith e, para compensar a tristeza de Adão, Deus decidiu criar Eva, moldada exatamente como as exigências da sociedade patriarcal. A mulher feita a partir de um fragmento da costela de  Adão. É o modelo feminino permitido ao ser humano pelo padrão ético judaico-cristão. A mulher submissa e voltada ao lar. Assim, enquanto Lilith é força destrutiva  (o Talmude diz que ela foi criada com ''imundície'' e lodo), Eva é construtiva e Mãe de toda Humanidade (ela foi criada da carne e do sangue de Adão). 
Adão e Eva são a primeira representação da idéia de conflito na história humana....Mas vamos parar de falar em Adão e vamos falar de Eva, este ser misterioso que se tornou a mulher nos tempos atuais. Durante muitos séculos a mulher  viveu submissa unicamente para servir ao homem seu senhor supremo, era criada desde o berço para reprimir seus desejos e  para ser escrava e companheira do homem dando-lhe sexo e alimentação.
A partir do século XX, com a crescente industrialização no mundo, que a mulher passou a adentrar o mercado de trabalho: algumas de maior aquisição, como secretárias, enfermeiras ou professoras; outras menos favorecidas em indústrias, nas piores condições possíveis
Mas a mulher se emancipou cansou-se de ser submissa e exigiu os mesmos direitos dos homens. Está ai a mulher que conhecemos hoje, batalhadora, poderosa, teimosa charmosa e sedutora, que não aceita mais a submissão. .
Emancipada, contestadora, sem medo de viver sua sexualidade, ganhou cada vez mais espaço a partir dos anos 60,  provavelmente inspirada por Lilith.

© Geraldo de Azevedo 



                                              

                                               FILHOS ADOLESCENTES

Na medida que as Filhos vão crescendo e se tornando adolescentes, fica cada vez mais difícil para os pais lhes dar uma boa educação, mas nem sempre é fácil dar a educação correta, a maioria dos adolescentes são muito rebeldes, a vontade  de ser independente conflita com a  autoridade dos pais, querem sempre respostas imediatas para tudo e saber das normas que lhes são impostas e onde se situa o limite do certo e do errado.

É ai que muitos pais ficam desorientados, passam a pensar mais profundamente nos valores,  ou passam a dedicar-lhes menos tempo por não saberem responder as perguntas de seus filhos adolescentes, é muito importante saber que os filhos precisam de uma educação sólida e firme, uma orientação sobre valores morais e cristões, uma orientação moral clara na adolescência é muito importante.

 Mesmo se mostrando rebeldes, que na verdade é apenas uma maneira de chamar a atenção dos pais,  a maior parte dos adolescentes tem o desejo de crescer e agir corretamente, mas precisam da atenção dos pais sobre coisas que eles não compreendem com segurança, e o porque de uma coisa estar correta ou não, e por ter muita insegurança consigo mesmo se tornam críticos com tudo, enquanto cresceram não foram habituados a contar aos pais suas dúvidas e indecisões, seus problemas e suas dificuldades.

Muitas vezes o jovem tem vontade de desabafar, conversar com o pai numa boa como se fossem amigos mas é sempre rechaçado, o pai não tem tempo para ouvi-lo, "fica para depois", "Estou ocupado agora", "Tenho que sair", "Agora não",  ou qualquer outra desculpa, e é ai que o filho começa a ficar revoltado e rebelde, o filho tem que aprender desde cedo a saber que pode contar com os pais, que não será repreendido ou castigado a toa, que tem um amigo maior que todos que está sempre pronto para orientá-lo em suas indecisões.

Mesmo se mostrando rebeldes precisam de orientação dos pais, muitas vezes eles tem vontade de fazer perguntas e ficam com receio, são exatamente o oposto de quando tinham apenas 5 ou 6 anos quando viviam nos fazendo as mais engraçadas perguntas algumas que nos deixava corados.
Um garoto que não aprende a cuidar de sua própria roupa para ir para a escola, não arruma sua cama ao levantar,  dependendo sempre da mãe para faze-lo, não arruma suas coisa no lugar certo, não prepara seu próprio lanche para levar pra escola, recebe dinheiro toda vez que pede, não é incentivado a trabalhar enquanto estuda para adquirir experiência, durante anos isso se torna um estilo de vida, e, mais tarde os pais se alarmam porque ele depende sempre da mãe para fazer as obrigações dele.

Com o tempo se torna um inútil, não aprende nem mesmo a fazer pequenos consertos caseiros que o pai faz, nem mesmo a pregar um pequeno quadro na parede, e despejar o lixo fora...
Mas agora fica mais difícil ensiná-lo, já está grandinho e até reclama e resmunga quando uma de suas camisas está amarrotada e quando o almoço demora para sair.
Mas a responsabilidade não cresce a não ser que seja cultivada cuidadosamente durante o crescimento como se cultiva uma semente, a semente da responsabilidade.

Durante muitos anos ensinamos ao garoto um estilo de vida  irresponsável  e, agora que ele já é quase adulto queremos mudar tudo, será que ele vai aceitar? ele se perguntará porque os pais querem que ele se comporte exatamente ao contrário que lhe ensinaram durante muitos anos desde pequenino? Passamos anos a mima-lo como criancinha indefesa, e agora queremos que ele seja adulto de uma hora para outra?

Teria sido necessário que ele tivesse vivido, que tivesse aprendido, que tivesse enfrentado dificuldades, que tivesse feito coisas sozinho e  aprendido a trabalhar, que tivesse errado e emendado todos os erros a custa de esforço próprio.
Os estudos vão se tornando cada vez mais difíceis, porque as matérias exigem um esforço maior do que ele estava acostumado, o esforço de estudar é maior que os outros a que estava acostumado.

Muitos de nós não conhecemos nossos filhos, muita gente não sabe, mas, as crises de depressão são muito mais freqüentes .
Uma educação cristã não está descartada, para que aprendam os valores morais e do amor, aprendam a ajudar os pais em momentos de dificuldades e se engrandeçam pelos seus próprios esforços, o tempo é precioso e escasso, a vida está mais cara e difícil, trabalhamos o tempo todo e mesmo assim o dinheiro mal dá para o orçamento, e, antes que chegue o fim do mês ele ja acabou.

Amamos muito nossos filhos, mas a vida agitada que levamos mal dá para vê-los crescer e, quando nos da conta, eles já estão adultos, criar filhos é tarefa mais difícil do mundo mas também a mais bela e gratificante quando temos sucesso,  devemos moldar os filhos e não estraga-los, um dia será tarde demais para corrigir este erro, e o tempo não volta atrás.

Geraldo de Azevedo




FILHOS ADOLESCENTES ll

É muito importante que os pais prestem especial atenção às diversões dos filhos e às suas amizades para  um correto desenvolvimento em sociedade, mas é muito importante não perdê-los de vista, dedicando pessoalmente tempo para fortalecer as relações entre eles e sempre que possível organizar tempo livre em atividades junto com os filhos, no entanto na maioria das vezes isso não ocorre, os pais deixam os filhos adolescentes organizarem sozinhos suas atividades seja com colegas de escola como com muitos que nem mesmo os pais conhecem.

A maioria dos pais ignoram completamente os filhos adolescentes, não lhes da atenção, não procuram saber com quem eles saem, não fiscalizam seu aproveitamento nos estudos, e a desculpa é sempre uma só; não tem tempo. alguns acha que como já são adolescentes já não necessitem de tanta atenção de como quando eram pequenos, ledo engano.

Não se trata de mimar como fazemos quando eram bebês, e sim de ouvi-los, apoia-los e orientar em todos os sentidos da palavra, um filho adolescente tem muito mais problemas que uma criança pequena.
Os filhos vendo que os pais não estão interessados e não controlam nada aproveitam, sofrem decepções e não tem com quem desabafar e pedir orientação justamente porque sabem que os pais não estão interessados em saber nada. 

Os jovens devem adquirir valores e habilidades úteis para viver, como por exemplo, arrumar seu próprios quartos, cozinhar, lavar suas roupas, ajudar os pais na manutenção da casa inclusive fazer as compras.
É necessário criar nas crianças o hábito de ler livros e revistas sadios que os ajudem a pensar e a desenvolver seu comportamento e seu vocabulário, incentivá-los a se exercitarem no esporte  que permite melhorarem sua sua saúde e a forma física, esportes e jogos (não de computador) ajudam a desenvolver o respeito e a disciplina, ensinam a respeitar as regras e incutem um espírito competitivo, também é importante incentivá-los a participar de atividades a serviço da comunidade para aprenderem a trabalhar em equipe.
  
Para enfrentar a ingratidão dos filhos, muitos pais ficam estupefatos e impotentes, é um problema de difícil solução, as dificuldades surgem de maneira inexplicável e em grande número. os pais tentam usar os recursos que tem a mão, e não conseguem sucesso. Vencidos ficam a se lamentar a sofrer. É inadmissível que os filhos tratem os pais, sem respeito, de maneira agressiva e ofensiva. Isso jamais deve ser tolerado. A primeira providência é cobrar limites, e, sem sucesso, castigar.

É preciso estabelecer a hora e o modo de negociar, deve ser sério para que não pensem que é brincadeira, em nenhum momento os pais devem mostrar condescendência, basta uma fraqueza para por tudo a perder.
Uma punição esta deverá  ser cumprida rigorosamente, para colocar limites em filhos que não foram educados corretamente, no momento certo e  devido a isso, ficaram rebeldes.

Eles vão contra-atacar e virão a toda força. Não querem perder  suas conquistas de de jeito nenhum. Existe uma arma para os pais usarem nesta ocasião ou fora dela, em qualquer situação. É a de aparência de tristeza e dor pelo que eles fizeram. Assim, em vez de brigar e repreender, o pai simplesmente diz: "Ho!, filho, nunca pensei que farias isso com seu pai!!!" e sair com ar de tristeza. Isso fará com que fique com remorso, que é o melhor corretivo que existe.

Um exemplo muito comum é os filhos não irem bem na escola, não aprenderam a estudar, como também não foram ensinados a cumprir suas obrigações domésticas, os pais entendem que seus filhos não devem trabalhar e que tem que apenas estudar e acabam criando malandros e preguiçosos.

Os adolescentes têm pensamentos próprios são quase adultos, mas estão em busca de da sua própria identidade. Alguns pais costumam premiar o filho com um carro quando este começa a estudar na faculdade, e o garoto larga a faculdade continua com o carro, enquanto a atitude educativa do pai seria; largou os estudos, perdeu o carro.

Quando os pais suspeitam que os amigos de seu filho estão consumindo drogas, não adianta proibi-lo de sair com os amigos, ele não obedecerá, é preciso antes cuidar dos amigos do filho, para depois fazê-lo entender que estava errado.

Mas os pais mesmo tendo que castigar, jamais  devem perder o controle e a serenidade, e uma vez decidido, jamais voltar atrás em uma decisão, seja por fraqueza ou por pena, fazer um levantamento dos benefícios que costumam dar, carro, dinheiro, passeios , computador, estabelecer uma relação dos prejuízos a implantar. Fazer uma lista do que deseja deles para que dêem o troco de tudo que recebem e não dão valor.

Geraldo de Azevedo




O PODER DA CRIATIVIDADE

As pessoas bem sucedidas, são aquelas que tem idéias brilhantes e produtivas. Para se ter sucesso, não basta ter boa instrução, ser caprichoso e inventivo. é preciso ser criativo, ter vontade de criar, ter inteligência e imaginação fértil, ai está toda a diferença.

A criatividade tira a pessoa do rol das medíocres. Uma pessoa observadora e crítica estará apta a se desenvolver como uma pessoa criativa.

Por trás da maioria das histórias de sucesso se encontram pessoas criativas que ja tiveram idéias brilhantes, mas antes de tudo é preciso que esteja em um ambiente que lhes dê condições e chance de criar, uma pessoa quase nada criará se viver diariamente em um ambiente vazio e ocioso, isso não significa que uma pessoa que vive isolada e ociosa não seja criativa e não possa criar, mas quanto mais recursos ela tiver a sua volta mais chances de criar ela terá.

-Um vendedor que percebe que muitos precisam de um produto que ninguém tem para vender.

-Um mecânico que percebe que uma máquina pode ser aperfeiçoada, e a ela se poderá acrescentar novas funções.

-Um executivo de uma grande fábrica descobre que poderá fabricar novos produtos sem modificar muito o maquinário que a indústria já possui, isso é apenas um exemplo de idéias criativas que geraram sucesso para muitos.

A máquina de escrever, o lápis a caneta tinteiro, a máquina de costura e muitos outros também são exemplos vivos de criatividade, como as pessoas executavam as tarefas antes dessas invenções?
A criatividade mudou a face do mundo, melhorando a produtividade e o conforto da humanidade.
Muitas vezes uma pequena idéia criativa quase insignificante é constantemente aperfeiçoada por outras idéias criativas gerando uma grande invenção, tome como por exemplo o computador, que começou com um aglomerado monstruoso de válvulas de rádio que queimavam uma a cada cinco minutos.

O exercício mental é uma das condições básicas para se ter criatividade, quanto mais usamos a mente, mais estaremos aptos a ter boas idéias, se escrevemos diariamente, sem dúvida com o tempo, poderemos criar nossos próprios textos.

Fora do Brasil as boas idéias são muito mais valorizadas e aproveitadas e isso se dá devido a desconfiança das pessoas em acolher idéias criativas de outros, devido a isso muita gente que é criativa deixa suas idéias na gaveta e delas nenhum proveito se fará. Alguns que conseguem levar essas idéias ao público, por falta de recursos para patentear, não vão adiante, e muitas vezes a idéia vai parar no exterior onde recebe atenção adequada e patente, anos depois volta ao Brasil como se tivesse sido uma invenção de outro país, (este é o caso do aparelho BINA para identificação de chamadas telefônica).

Muitas pessoas que tem idéias criativas não tiram proveito disso principalmente se estiverem trabalhando em uma grande empresa, suas criações serão logo assumidas pela firma em que trabalha que a usará da maneira que lhe aprouver sem lhe dar o mínimo mérito, outras porém poderão se dar bem no trabalho ganhando um prêmio ou até mesmo uma promoção. Algumas empresas estimulam a criatividade de seus empregados para crescerem, Pois tudo que um operário produz no trabalho pertence a firma inclusive suas idéias criativas.
Existem pessoas inteligentes e pessoas criativas, a pessoa criativa é também inteligente, mas a pessoa inteligente nem sempre é criativa, a inteligência é a capacidade de armazenar e utilizar um grande volume de dados. A criatividade é a faculdade de combinar estes dados para criar algo novo e útil.

É pelo prazer de pensar que algumas pessoas desenvolvem sua criatividade, isso explica porque umas são criativas e outras não, "pensar é um dos maiores prazeres da raça humana" assim dizia Galileu Galilei em uma peça de Bretcht, e o mundo está sempre melhorando devido a capacidade e o prazer de pensar dos seres humanos. Os homens passam a maior parte do dia trabalhando e é neste ambiente que eles são constantemente colocados diante de grandes desafios que estimulam sua criatividade, é ai que pensamentos criativos surgem com mais freqüência.

As empresas hoje em dia não mais procuram simples empregados para trabalhar de seis a oito horas por dia fazendo apenas e mecanicamente o que lhe é mandado fazer, querem pessoas que sejam inteligentes e criativas capazes de tomar decisões com idéias próprias e alavancar os negócios da empresa, caso se limitem a ter simples empregados medíocres, estará certamente com seu dias contados.

Geraldo de Azevedo




A ESSÊNCIA DA PAIXÃO

Há várias nuances de amor. Elas circulam entre os extremos ágape e Eros. Ágape é o sentimento que se estabelece entre a mãe e o filho, incondicional, capaz de dar a própria vida pelo próximo. Eros é o sentimento sexual intenso, carnal, o desejo de ter o outro. É a própria paixão. A felicidade no amor deve estar no meio destes dois extremos.

Algo efêmero que vem com a curiosidade de desvendar os mistérios de alguém, a vontade, o desejo de viver o momento, surge com um olhar minucioso sobre os características  físicas de alguém, não importando muito o que ela é por dentro; quando passa algum tempo e o desejo, a curiosidade, a vontade de estar, e o fogo da paixão se esvai, fica a certeza de um sonho vivido mais não um amor conquistado. O amor é intenso mais, o tempo e a distância não apagam, é algo que mesmo não consumado morre com você, e quando realizado te faz feliz o resto da vida.
È o que a maioria da pessoas vivenciam, isto é, atração física que acaba quando se encontra alguém mais bonita ou muita das vezes por interesses ocultos disfarçados de  amor. Já o amor é algo que poucos tem, porque ele você adquire com o tempo, onde você passa a conhecer seu parceiro e gera com isso uma série de fatores. Você e o parceiro(a) tornam-se cúmplices e para que isso aconteça não deve faltar de jeito nenhum respeito entre ambos.
A paixão  é ardente, violenta, e normalmente nos cega, mas é passageira geralmente nem mesmo deixa marcas, ela da mesma forma que chega ela vai embora. O amor chega de mansinho, você não percebe, vai tomando espaço no seu coração e te enche de entusiasmo e alegria, supera todas as coisas está sempre disposto a perdoar e o melhor de tudo e quando bem cultivado ele pode durar para sempre. O amor está diretamente ligado ao momento presente pelo qual a pessoa passa, já a paixão é aquela coisa que fica marcada para sempre, como uma nódua.
Quem nunca se apaixonou não sabe como é, mas, quem já amou de verdade? a paixão é algo tão voraz, tão efêmero que é possível de acontecer com qualquer um de nós, em qualquer momento de nossas vidas... quem nunca sentiu aquele "friozinho" na barriga, aquele tremor de pernas, aquela descarga hormonal?
Já o amor, seria a intensificação dessa paixão algo que transcendeu a atração apenas física pelo outro, quem ama vê muito além do que o óbvio... vê a essência do ser amado. O coração já bate mais "tranqüilo", em vez de um friozinho na barriga, tem-se o desejo de ficar cada vez mais perto, o maior tempo possível... e não há mais nada neste mundo que se queira mais, nada mais... apenas permanecer assim... assim...

Qual a diferença entre amor e paixão?
Através dos momentos difíceis e que teremos a prova do verdadeiro amor. A paixão é completamente diferente,é adrenalina total e comparável ao fogo de palha que pega fogo a todo vapor e logo se apaga, é um sentimento muito forte porém, com pouca duração, uma ilusão do desconhecido, algo que chega muito rápido e por que não estamos preparados quando ela vai embora, deixa marcas profundas...mais no final sempre aprendemos uma grande lição...o amadurecimento desenvolve ainda mais nesses momentos, pois aprendemos a ser mais atentos e cuidadosos diante das armadilhas da vida.

amor precisa de tempo para amadurecer. Paixão é algo mais imediato, inesperado. Os dois tem origem na atração, sendo que o amor poder conter paixão, mas a paixão por si só não mantém o relacionamento duradouro, pois com o tempo pode esfriar se não tiver amor.

Geraldo de Azevedo




FELICIDADE

Algumas pessoas acham que para ser feliz basta que tenha todos os seus desejos atendidos, casa, carro, dinheiro, mulher, e depois que conseguem tudo isso, continuam infelizes, procuram a felicidade em toda parte sem saber que ela está dentro de si mesmo, mas é impossível ser feliz sem estar bem consigo mesmo, a felicidade é um dos temas mais fascinantes da história do homem, nunca ninguém ousou se dizer dono da verdade sobre esta definição, mesmo os grandes sábios da humanidade jamais conseguiram definir a sua natureza.

Todos os grandes meios de comunicação  já tentaram descobrir o que causa a felicidade e até hoje, nenhum teve sucesso, algumas pessoas chegam a matar a quem se supõe que ama, descobriu-se que quem ama sofre com a perda da pessoa amada, chega-se a conclusão que o amor não  é a causa da felicidade, ele pode também causar muito sofrimento.

Descobriu-se que as pessoas no auge do sofrimento, procuram Deus como meio de suavizar sua dor e conseguir felicidade, mas na verdade só conseguem se  resignar com o sofrimento, para ser realmente feliz, é preciso ter a felicidade como uma característica própria. e a felicidade está mais relacionada ao parâmetro sentir do que ser, com este enfoque, a felicidade coloca-se ao alcance de todos.

Sendo responsáveis por nosso próprio destino, podemos tanto alcançar a felicidade  como o sofrimento, Deus como ser onipotente e criador de todas as coisas deu ao homem o dom de conquistar a própria felicidade e também a infelicidade, e o homem no auge desta, se volta para Deus tentando aliviar seu sofrimento, e no entanto o esquece quando alcança a felicidade.

Mas existe realmente um lugar onde se encontra a felicidade? Por sermos imperfeitos, não vemos este lugar, mas ele existe, ele está dentro de nossa própria alma e o homem o procura em vão por toda parte sem encontrá-lo.

O homem acostumou-se apenas aos bens materiais, e raramente se volta para os bens espirituais, por este motivo raramente encontra a felicidade. Só é verdadeiramente feliz quem aprende a  cultivar os bens espirituais, dando menor importância aos bens materiais.

Entendemos aqui que verdadeira felicidade não pode ser encontrada no mundo material, pois quem sente a felicidade é a alma e não o corpo, que tem invólucro material, a verdadeira felicidade na alma ninguém pode nos tirar poderemos usar idéias que nos foram  dadas pela natureza e então seremos realmente felizes para toda a vida.

A forma mais prática de ser realmente feliz é cultivar somente pensamentos bons, e construtivos, orar constantemente a Deus, agradecendo por tudo que tem pedir sempre orientação e paz, passe o tempo pensando, mesmo que esteja aprisionado a grilhões, e, com o sopro divino você se sentirá feliz.

A arte é o  meio mais prático de alimentar a alma, uma pessoa feliz cultiva a arte, e a arte também é uma forma de aproximar o homem de Deus, o artista sente o sopro divino da inspiração para criar, e vendo sua própria criação, se sente cada vez mais feliz, trabalhe, trabalhe sempre, crie, produza e realize, se possível em favor do próximo, todo sofrimento do próximo que for amenizado se reverterá em felicidade para sua alma.

Geraldo de Azevedo 
  



FRUSTRAÇÃO

Quem me conhece não me vê como uma pessoa com preconceitos, mas sou muito honesto ao  dizer que certas condutas sociais me desagradam  muito. Enquanto vemos algumas autoridades, agindo de maneira pouco honesta ou com demagogia, dizendo que vai resolver todos os problemas do cidadão e no fim nada resolve aumentando apenas os custos do Estado, acredito que tudo tem que ter um limite. Limite este que parece não estar mais cabendo na cabeça da sociedade e na vida dos cidadões..
Cada um tem o direito de  fazer da sua vida o que quiser, mas este direito um termina onde começa o do outra pessoa, e isso é uma coisa que quase todo mundo sabe mas não pratica. Um cidadão tem o direito de se sentir discriminado podendo até mesmo brigar na justiça pelo seus direitos.
Muitas vezes erramos ao planejar o dia porque queremos tudo ao mesmo tempo. Não é preciso dizer que esta não é a maneira  correta para que nos estejamos satisfeitos com nossa maneira de agir.
Uma  pessoa frustrada  produz uma barreira na comunicação. Inconscientemente ela bloqueia o que lhe é dito,  A pessoa frustrada não vê solução  para os problemas que lhe são apresentados diariamente,  O que lhe provoca um negativismo muito grande, podendo ser assimilado por outras pessoas facilmente influenciáveis.
O  homem precisa acreditar mais em si mesmo, em sua capacidade ao invés de  dar ouvidos a assuntos sem interesse. E para que comecemos a confiar mais em nós mesmos, é preciso que ele mude sua  rotina, iniciando pelo seu despertar. .
Antes de levantarmos da nossa cama é muito importante que oremos a Deus por mais este dia que se inicia. É importante que ele pense no que se  pode fazer para melhorar o dia de hoje.  e viver bem, pois a vida é a única coisa que vale a pena e não podemos voltar atrás  e recomeçar.
Chegaremos  ao  fim de um dia  com aquela sensação de paz  e de dever cumprido, não é  difícil assim, desde que sejamos  justos com as nossas maneira de agir.
Deixando de lado as ressentimentos e frustrações,  aprendemos a trabalhar com as ferramentas intelectuais que temos ao nosso alcance, isso é mais importante  do que qualquer coisa na vida.

Geraldo de Azevedo




HOJE É DIA DE CINEMA

Quase toda segunda feira vou ao cinema, minha grande paixão, sou cinéfilo assumido desde os tempos de garoto quando freqüentava as matines de Domingo para assistir filmes de mocinho.
Minha memória para guardar nomes de filmes, seja no original como em português é prodigiosa, lembro-me até do primeiro filme que assisti, no entanto, esqueço o que almocei ontem... Depois que comecei a trabalhar e namorar e mesmo depois de casado, passei a ir ao cinema com menos freqüência, mas nunca perdia um grande lançamento da Sétima Arte. Após me aposentar passei a ir regularmente quase todas as segundas feiras.

Sei que cada um de nós teve uma infância diferente, e como veículo de entretenimento, o Cinema foi e ainda é, um meio de se conhecer e se dedicar a um ídolo, independente das diferenças sociais. por trata-se de uma diversão ainda "barata" em termos financeiros. Com isso, cada fã na sua época, mais especificamente há 40 ou 50 anos atrás, tinha um ou vários "mocinhos" preferidos para acompanhar semanalmente suas aventuras nas matinês de cinema. Os meus eram Gene Autry, Tom Mix, e Rock Lane, mas havia muitos outros como Ken Maynard, Buck Jones, Tim McCoy, William "Bill" Elliott, Tex Ritter, ou ainda o cowboy cantor como Roy Rogers que com Gene Autry se destacaram dos demais. Temos também o mascarado Durango Kid (Charles Starret) que anos depois veio a ser exibido na TV Tupi, todas as tardes.Todos esses fãs tem algo em comum, sentem saudades de Allan "Rocky" Lane.

Nos anos 40 e 50, "Rocky" ficou famoso por suas atuações nos três seriados de faroeste que estrelou na época. A Republic Pictures que era uma das principais produtoras de seriados de cinema, lhe deu papel em "O Rei da Polícia Montada", de 1940 e logo após o sucesso, lhe deram o personagem Red Ryder em 7 filmes, que também já foi estrelado também por Don Barry e Bill Elliott.

Allan Lane era tido como uma pessoa muito exigente, era perfeccionista. Tinha o físico de um atleta, uma boa voz para um cowboy e um estilo um pouco incomum nas montarias de cavalo. Em muitas seqüências de ação, dispensava os dublês para deixar as cenas mais realistas com o próprio mocinho, conquistando assim um espaço certo e de honra na galeria dos cowboys das matinês.

Teve ainda mais três participações pequenas em filmes de cinema "Meu Sangue por minha Honra" com Rory Calhoun (da Série de TV, O Texano) em 1958, "Com o Dedo no Gatilho" de 1960, e "Quadrilha do Inferno" de 1961. Já nesses tempos, em um final de carreira melancólico.

Rock Lane e Roy Rogers me proporcionaram matinês de domingo inesquecíveis, voltava sempre ao mesmo cinema sem me importar com o filme principal somente para não perder nenhum episódio dos seriados de meus mocinhos prediletos.
Adeus Roy Rogers e Allan "rock" Lane, pela diversão sadia e maravilhosa dos meus tempos de garoto.

Geraldo de Azevedo


MEU VÍCIO

Quando eu pegava meu bloquinho onde escrevia meus poemas começava a pensar, o que vou escrever?  um poema ou poetrix?  Enrolo-me no uso das palavras tão vulgarizadas  que começo a ter vergonha das minhas próprias poesias. tão cheias de erros - Não me preocupo em fazer rimas nem com a métrica, deixo os pensamentos caírem no papel, ou melhor na tela do computador.
Não sou bacharel em literatura, não tenho faculdade de letras, não tenho pretensões de ser um Paulo Coelho ou um Fernando Veríssimo,nem publicar um livro, então porque escrevo? Por puro passatempo.
 Nem sei dizer se estes rabiscos que faço servem para alguma coisa, Infelizmente, essa é a verdade. Como eu, muita gente perde tempo com versos insalubres quando poderia estar comendo uma pizza na Parmê, conversando com amigos ou andando pelas ruas, olhando as vitrines a procura de novidades, ou mesmo olhando revistas na banca da esquina.
Desde pequeno sempre li muito, Gibi, jornal, livros de todos os autores do mundo, hoje em dia quem tem paciência pára ler "Guerra e Paz" de Leon Tolstoi?
Recebo centenas de poesias de amigos em meu E-Mail e outra centena de Spans, gasto preciosos minutos apagando e fazendo limpeza no Outlook.
A maior parte das poesias vem com imensas imagens que desviam a atenção do texto, Procuro valorizar mais o texto que as imagens embora saiba também apreciá-las, pois as imagens não deixam de ser legitimas produções criativas. Mas não devem ser usadas para desviar a atenção de outra arte. 
Para mim, a necessidade de colocar meus pensamentos no papel é um vício, mas nem sempre encontro as palavras corretas para me expressar com clareza, dependendo da inspiração, posso escrever um Poetrix, uma poesia ou um texto mais longo como uma crônica.
E aqui estou eu, a escrever a toa!

Geraldo de Azevedo 
  


O APELIDO DE UM ANJO

Algumas pessoas apesar de feias, têm um coração de ouro, e custa muito a acreditar que elas realmente existiram. Este é o caso de uma pessoa maravilhosa  que conheci na infância.

Eu era um garoto doente, vivia sempre com o pescoço inchado e dores insuportáveis no ouvido direito, proveniente de uma inflamação   que me acompanhava desde os quatro anos de idade quando meu pai morreu. Andava sempre com a cabeça inclinada para o lado porque quando tentava ficar em posição normal, as dores eram muito maiores, passava a maior parte do tempo lendo, depois de ser alfabetizado até a quarta série primária, dai para frente meu estado foi se agravando e tive que deixar a escola, que freqüentava quando morava com uma tia de segundo grau e com umas primas no bairro de Rocha Miranda.

Tendo ido morar com minha mãe no longínquo subúrbio de Barros Filho, passava a maior parte do tempo lendo, "viajava" pelo mundo inteiro através dos livros que tinha ganho de uma irmã mais velha, uma pilha enorme de livros de autores do mundo inteiro, desde Balzac a Tollstoy.
Também lia  o jornal que o senhorio italiano da casa em que morava, me emprestava todos os dias ao chegar do trabalho a noite. Toda semana ia com minha mãe a uma clínica de otorrino na cidade, a Clínica Prof. José Kós ao lado do Hospital Moncorvo Filho na praça da República, era estabelecimento particular, administrada por uma família de médicos especializados e minha mãe tinha que pagar consulta, o que fazia com muita dificuldade.

O médico que me atendia sempre, era enorme, e, enorme ainda mais era seu nariz todo empolado e furado, e minha mãe, talvez para  distrair-me das dores que  sentia, pois estava sempre sério e com dentes cerrados, falou: - Olha Geraldo, ai vem o Dr. Nariz de Batata.
Mesmo quase gemendo com as dores, não consegui evitar rir, e, a partir daquele dia, o meu médico passou a se chamar "Doutor nariz de Batata".

O Dr. Sérgio, este era seu nome, gostava muito de mim, e  ao chegar na clinica, eu era quase sempre o primeiro a ser atendido por ele, que ainda reservava alguns minutos para conversar e brincar comigo, durante mais de seis meses fui atendido por ele que era um dos sócios da clinica.

E o pior aconteceu, no dia de São Cosme  e São Damião, a procura de doces de casa em casa na rua em que morava tudo se apagou, havia desmaiado na rua e acordava em um quarto do hospital. O diagnóstico; Meningite aguda. Após três meses internado, voltei para casa e recomeçou a rotina semanal de ir a clinica para ser atendido pelo "Doutor Nariz de Batata",
O meu estado havia se agravado, e o médico falou para minha mãe que se eu não fosse operado logo, talvez não tivesse mais de um ano de vida. Minha mãe ficou aflita, a operação era cara, Não podia pagar, e a casa de saúde era particular. Foi ai que descobri que tinha ganhado um grande amigo e nem sequer suspeitava.

O Dr. Sérgio tranqüilizou minha mãe, ele ia fazer a operação e ela não pagaria nem um centavo e as consultas posteriores também passariam a ser de graça, porém eu deveria ficar completamente surdo, pois ele teria que raspar completamente meu ouvido direito.
E assim foi feita a operação, os cinco dias internado a na clínica foram dias mais agradáveis de minha infância, nada de dores, coisa que já estava acostumado, havia sempre o que ler, livros,  revistas, e a noite quando estava sem sono, as enfermeiras me chamavam para ficar um pouco com elas na sala de recepção, onde ganhava sorvete e era paparicado.

No dia da alta fiquei muito triste. O tempo passou, cresci, e hoje, com 60 anos, a lembrança do "Doutor nariz de batata" jamais saiu de minha mente, o anjo que salvou a minha vida, já se foi a muitos anos, mas a imagem dele ficou gravada em meu coração como exemplo de bondade e solidariedade que eu aprendi a admirar.

Geraldo de Azevedo



O QUE É A PÁSCOA

Existem muitas  festas da Páscoa. Em qual delas você participará? Esta pergunta parece estranha mas ela tem sentido Sob qual religião você está comemorando esta festa de Páscoa? O que significa a palavra Páscoa?

A palavra Páscoa vem da palavra hebraica "pesach" e do grego "pascha" que significam "passagem". Podem ter diversos significados tais como: passagem da morte para a vida – passagem de Deus para nos salvar, passagem da escravidão para a liberdade, a passagem pela qual o homem que vive neste mundo, passa para um novo céu e uma nova terra.

A Páscoa foi um encontro  criado por Jesus,Porque naquela ceia pascal Jesus iria dar-se inteiramente: sua vida, seu corpo, seu sangue, e todo o seu ser
Na última ceia com seus discípulos, Jesus entregou-se totalmente e logo a seguir teve com eles um diálogo  revelador do seu coração e da missão dos seus discípulos na Terra. Jesus entregou-se e disse o que é entregar-se: "É amar até o fim"

Os discípulos de Jesus só entenderam a "Semana Santa" depois de muito tempo,após vivenciar o que Jesus pediu naqueles dias. Só compreenderam quando fizeram a oferenda do corpo, crendo em Jesus vivo e ressuscitado.

A Páscoa é a maior Festa Cristã do planeta, significa a passagem de Cristo, "a libertação". Todos os anos os mesmos gestos se repetem, ir, com os Ovos de Páscoa, a ceia em família , os desejos de sucesso e felicidades.

 A Páscoa dos Judeus
Moisés foi criado no Egito como irmão do faraó Ransés, e um dia foi procurado por um anjo de Deus para ser o responsável pela libertação de seu povo da escravidão.
  O faraó Ramsés,  não queria perder o trabalho escravo e proibiu a saída dos hebreus. O Deus Iavé começou então a revelar-se, não só ao seu próprio povo, nascido de seu escolhido, Abraão, mas também para tornar-se conhecido de todos os povos da terra. Para obrigar o faraó a libertar seu povo, Iavé manda uma praga de gafanhotos que dizima as plantações dos Egípcios e manda Moisés anunciar a morte de toda criança na terra do Egito.  Para proteger as crianças de seu povo, o Deus Iavé, criou o sacrifício pelo qual estariam livres da morte. Deveriam sacrificar um cordeiro, e seu sangue ser espalhado nos batentes das portas.

"Escolham carneiros ou cabritos e os sacrifiquem para que todas as famílias israelitas possam comemorar a Páscoa do Deus Eterno, o sangue nos batentes  não deixará que o anjo da morte entre nas suas casas para matá-los Quando vocês entrarem na terra que Deus lhes prometeu dar, vocês deverão continuar a comemorar esta festa religiosa"
Esta é a Páscoa comemorada até hoje


OS SÍMBOLOS DA PÁSCOA;

O Ovo de Páscoa:
O ovo simboliza o nascimento dai ser o ovo de chocolate como símbolo da existência da vida.

O Coelho da páscoa:
Os coelhos são animais capazes de gerar grandes ninhadas, Representam a fecundidade e a reprodução constante da vida. por isso simboliza a capacidade da igreja de criar constantemente novos discípulos.

A Cruz do Cristo:
Significa ao mesmo tempo sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro:
É o símbolo do Cristo, Jesus Cristo é o Cordeiro de Deus que se sacrificou em favor de todos os cristões.

O Pão e o Vinho:
O Pão e o Vinho foram escolhidos por Jesus Cristo para simbolizar o seu amor. Foram dados a seus discípulos representando seu corpo e seu sangue para celebrar a vida eterna.

O Círio:
É uma grande vela que se acende na Aleluia.Seu significado é: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo". 

Domingo de Ramos:
Dia da  chegada de Jesus Cristo a Jerusalém, quando Ele é recebido com ramos de videira jogados no chão.

Quinta-feira Santa:
As comemorações começam na tarde deste dia. Era época do Pessach, tempo de festa. Sacrificavam-se cordeiros, libertavam-se prisioneiros, tomava-se vinho . Comemora-se a última ceia de Jesus. Antes da ceia, o messias lavou os pés de seus 12 apóstolos, repartiu o pão e o vinho e proferiu a frase: "Meu corpo... meu sangue". Neste mesmo dia, porém, Jesus foi traído por Judas Iscariótes e é preso pelos soldados romanos, enquanto orava no Monte das Oliveiras.

Sexta-feira da paixão:
É o dia do julgamento, da condenação, do martírio, morte e sepultamento de Jesus. a morte de Jesus é denominada como Paixão, uma metáfora de um ato de amor e de entrega. O silêncio, o jejum e a oração predominam neste dia.

Sábado de Aleluia:
Na tarde deste dia começa a Vigília Pascal, em comemoração à noite da ressurreição. O sepulcro onde estava Jesus surje aberto na manhã de domingo. Seu corpo e os lençóis sagrados estavam desaparecidos. A liturgia começa fora das igrejas. Acende-se o Círio Pascal e o altar dos templos é novamente decorado com flores. Lê-se o Evangelho, canta-se o hino de Aleluia e a Páscoa é proclamada.no costume popular é o dia da malhação de Judas, o traidor de Jesus, Um boneco recheado de trapos e palha é pendurado num poste ou numa árvore e despedaçado a pauladas. Diz a tradição que esse apóstolo se enforcou, por remorso.

Domingo de Páscoa:
Durante todo o dia são celebradas missas que proclamam a ressurreição de Cristo. Pela tradição é vedado aos cristões comer Carne Vermelha  durante a Quaresma. As famílias se reúnem para festejar o renascimento do dileto filho de Deus.
Boa Páscoa para vocês.

Geraldo de Azevedo



PRIMEIRO DE ABRIL

 O Personagem Pinóquio era um boneco de madeira construído pelo carpinteiro Gepeto, que toda vez que dizia uma mentira via seu nariz crescer.
Há quem minta para evitar um problema ou um constrangimento, mas a pessoa que faz isso com freqüência acaba se acostumando e se torna um mentiroso nato.
Quem muito mente acaba perdendo a credibilidade; "Seu nariz esta crescendo!" Isso nos faz lembrar que hoje é o Dia da Mentira, é o dia em que os brincalhões procuram pregar peças em todo mundo, mas, como começou o Dia da mentira? Consta a História que em 1564 Carlos IX rei da França, após a implantação do calendário gregoriano, decretou que o Ano Novo tivesse início no dia 1° de Janeiro que logo foi seguido por vários paises.
Mas no início, a confusão foi enorme, uma vez que na época não existia jornal, rádio ou televisão nem qualquer outro meio de comunicação de massa pois a invenção da imprensa escrita e falada só iria aparecer muitos anos depois. Antes desse decreto, o ano tinha início em primeiro de Abril que passou a ser conhecido como o "Dia da Mentira" devido as constantes brincadeiras de humoristas e do povo, como a da carta que se mandava por um portador destinada a outra pessoa, na qual se lia o seguinte: "Hoje é primeiro de abril. Mande este burro pra onde ele quiser ir".
A revista ISTO É, de são Paulo, n°1488, edição de 8 de abril de 1998,relata algumas dessas mentiras que foram espalhadas pelo mundo por ocasião de primeiro de Abril:
1)-"A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 bilhões. O anúncio do negócio fora feito na organização das Nações Unidas pelo presidente sul-africano Nelson Mandela. Deu no jornal Star, de Johannesburgo"

2)-"A Rádio Medi, de Tânger, no Marrocos, noticiou que o Brasil não iria participar da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção seria usado na luta contra o incêndio em Roraima"

3)-"A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menor Estado da Europa. Para tanto, ele teria doado seis metros quadrados de seu território a uma república vizinha. Isso conforme o jornal Moscou Times"

4 -"Diego Maradona, ex-capitão da seleção Argentina de futebol, é o novo técnico da seleção do Vietnã. Deu nos principais jornais vietnamitas"

5 -"Ao deixar o Senegal, o presidente americano Bill Clinton seria acompanhado de uma comitiva formada pelos primeiros 50 senegaleses que fossem à embaixada para pedir visto de entrada nos EUA. Assim informou o jornal Le Soleil, do Senegal. Centenas de senegaleses acreditaram na mentira e correram para a embaixada americana."
Os meios de comunicação de hoje facilitam a disseminação das mentiras como sendo verdades, sendo necessário hoje em dia que a pessoa seja muita bem informada e instruída para diferenciar uma mentira de uma verdade. Na prática não é apenas no dia 1° de Abril que são espalhadas mentiras e sim o ano todo, um exemplo de mentira que são confundidas como verdade, são as espalhadas pelos governos e políticos, o povo acredita, e os políticos são os mais famosos mentirosos, raramente cumprem o que prometem para se elegerem.
A revista ISTO É, são Paulo, n° 1510, edição de 9 de setembro de 1998, Noticiando o falecimento de Maurício Fruet, ex-prefeito de Curitiba e ex-deputado federal, dizia que ele "era considerado o parlamentar mais brincalhão e espirituoso que passara pela câmara dos Deputados. Um exemplo: convocou uma falsa reunião de todo o secretariado do então governador Roberto Requião no dia 1° de abril de 1990 (havia 15 dias que Requião tomara posse). Os Secretários, sem entender nada, passaram toda a madrugada no palácio Iguaçu. De manhã, Fruet fez chegar a informação de que era um trote do Dia da Mentira."
Como tudo indica, as mentiras originarias das plaisanteris francesas, sempre existiram, graças as manifestações folclóricas no mundo inteiro.

Geraldo de Azevedo




SERÁ QUE ISSO PASSA?

Ela chega de mansinho, é malvada e traiçoeira, se apossa, não quer mais ir embora, convivi muito tempo com ela, quase dois anos, e hoje ainda se faz presente esporadicamente, mas como já a conheço bem, quando ela chega eu a reconheço logo, e consigo neutralizar um pouco os seus danos.

Não, não estou falando de nenhuma mulher, e sim da famigerada depressão. Eu tinha apenas 18 anos, e quando eu era acometido por ela, não queria saber de nada, me isolava de todos e me desligava de tudo, todos os meus anseios eram esquecidos, não havia motivação nem objetivos na vida, somente solidão angustiante.

Nada na vida era importante para mim, nem mesmo as pessoas que eu amava. O convívio social era rejeitado, e os pensamentos ficavam confusos, o peso enorme no peito, a vontade de chorar, se alguém se aproximasse perguntando o que estava acontecendo, recebia como resposta apenas gestos silenciosos de sim ou não.

Sabia que alguma coisa não estava certa comigo, e num esforço sobre humano muitas vezes conseguia me recuperar, e muitas vezes essas crises vinham durante as horas de trabalho, fechava-me em minha saleta longe de tudo e de todos até que a  tempestade violenta terminasse.

Não sentia as horas nem minutos passarem, nada conseguia fazer, tudo em volta girava como se o mundo todo estivesse girando em volta de mim. A depressão é uma doença que muitos tem, pode atacar um amigo, um parente e principalmente um adolescente, quando ocorre numa família, todos tentam e inventam  um modo de amainar o sofrimento da pessoa.

Mas isso não ocorria comigo, eu era praticamente só morando com uma velha tia que pouco sabia o que estava acontecendo comigo principalmente porque nestes momentos eu me isolava. Minha mãe morava em outro município e eu não podia ficar com ela, precisava trabalhar.

Minha tia entrava no quarto, desconfiava que alguma coisa não estava bem, perguntava, eu respondia com aceno de que estava tudo bem, colocava a mão na minha testa, nenhuma febre, me cobria e saia do quarto desanimada, sem saber o que fazer. A dor causada pela depressão e pela ansiedade é diferente de uma dor de cabeça ou de uma dor decorrente, por exemplo, de uma queda: ela dói, lá no fundo da alma.

Procurei o médico no trabalho que me receitou um calmante antidepressivo tomei-o regularmente e as crises foram diminuindo e minha tristeza deu lugar a antiga alegria de viver, mas uma vez ou outra quando eu relaxava a vigilância, lá vinha ela de novo sorrateira, embora com menor intensidade.
descobri que para evitá-la precisava manter sempre os pensamentos em ordem, muita atividade, distrações e boa leitura.

COMO SABER SE VOCÊ ESTÁ COM DEPRESSÃO?

Tristeza persistente
Ansiedade ou sensação de vazio
Sentimentos de culpa , inutilidade e desamparo
Perda de interesse ou prazer
Insônia , despertar matinal precoce
Sonolência excessiva
Perda de apetite e / ou peso
Excesso de apetite e ganho de peso
Diminuição da energia, fadiga
Idéias de morte ou suicídio
Inquietação, irritabilidade
Dificuldade para concentrar-se e decidir
Sintomas físicos persistentes sem diagnóstico

Após essa lista você logo vai dizer: " Ha! estou com depressão!!!"

O fato de você estar com qualquer um ou mais desses sintomas , necessariamente não quer dizer que você esteja com a depressão . Pode ser outra doença , ou algum distúrbio orgânico passageiro, ou ainda questões de natureza espiritual...
O melhor a fazer é ir logo ao médico.

©Geraldo de Azevedo