Powered By Blogger

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

CLINT EASTWOOD


Clinton Eastwood Jr. (São Francisco, 31 de maio de 1930) é um ator, diretor, produtor e compositor norte-americano famoso por seus típicos papéis em filmes de ação como durão e anti-herói, os westerns spaghetti de Sérgio Leone na década de 1960 e o papel do inspetor "Dirty" Harry Callahan na série de filmes Dirty Harry das décadas de 1970 e 1980. Como diretor, seus filmes foram aclamados pela crítica. Ele ganhou o Oscar quatro vezes – duas vezes de Melhor Diretor e Melhor Filme – e foi homenageado em 1995, recebendo o Irving G. Thalberg Memorial Award em reconhecimento à sua longa carreira no cinema. 

Clint Eastwood  foi eleito duas vezes o ator favorito da América e é o único ator na história do cinema a estrelar filmes considerados "grandes sucessos" por cinco décadas consecutivas. Eastwood também se interessa por política. Membro do Partido Republicano desde 1951, Clint foi eleito prefeito de Carmel-Califórnia, onde governou de 1986 a 1988. Em 2012, durante entrevista no programa Ellen, ele se declarou um defensor do libertarianismo.

Eastwood nasceu em São Francisco, Califórnia, filho de Margaret Ruth (1909-2006)  e Clinton Eastwood (1906-1970), um metalúrgico. Ele é descendente de escoceses, holandeses, ingleses e irlandeses. Sua família era de classe média e protestante. Ele trabalhou em vários ofícios, como seu pai, em toda a Costa Oeste da América do Norte. Durante sua adolescência, ele morou em Piemonte, uma pequena cidade na Califórnia, e mais tarde frequentou a Oakland Technical High School, graduando-se em 1949. 

Depois de deixar a escola, trabalhou como frentista de posto de gasolina, bombeiro e tocou piano em um bar de Oakland. Ele foi enviado para o Exército em 1950, mas seu avião caiu em São Francisco. Ele escapou gravemente ferido e passou seis meses prestando depoimentos ao inquérito sobre a causa da queda. Este acidente o impediu de participar da Guerra da Coréia. Ele é o pai de Scott Eastwood, também ator.

Eastwood começou sua carreira de ator fazendo pequenas aparições em pequenos filmes como Revenge of the Creature, Tarantula e Francis in the Marina. Em 1958, teve seu primeiro papel oficial em Ambush at Cimarron Pass, que considerou um filme muito fraco. Em 1959, ele trabalhou com James Garner em um episódio de Maverick. Depois disso, Eastwood se concentrou exclusivamente no trabalho televisivo com a série de faroeste Rawhide, na qual interpretou o personagem Rowdy Yates. 

Eastwood só ficou famoso depois de interpretar o papel do misterioso Homem Sem Nome na trilogia Dollars de Sergio Leone. Os filmes Por um Punhado de Dólares (1964), Alguns Dólares a Mais (1965) e Três Homens em Conflito (1966) foram verdadeiros sucessos em terras italianas e norte-americanas, especialmente este último que tornou Eastwood famoso no mundo inteiro.

Where Eagles Dare (1968), ele dividiu o papel principal com Richard Burton. Seu salário chegou a 800. 000 dólares. Nesse mesmo ano, ele estrelou o filme dirigido por Don Siegel, Coogan's Bluff. Nele, Clint interpreta um xerife de uma pequena cidade que tenta fazer cumprir a lei na grande Nova York. O filme foi polêmico pelo uso da violência, mas deu início a uma parceria que duraria mais de dez anos com Siegel. Em 1969, Clint trabalhou em outro filme musical chamado Paint Your Wagon. O filme gerou um grande prejuízo para o estúdio na época e só deu lucro depois de ser vendido em VHS e DVD.

No início da década de 1970, o filme de guerra de faroeste de Kelly e Don Siegel, Two Mules, sobre a irmã Sarah, combinava comédia e ação. Em The Beguiled, (O Estranho que nós Amamos) também dirigido por Siegel, Clint interpreta um soldado da União gravemente ferido durante a Guerra Civil, que é salvo da beira da morte por uma adolescente. A menina o leva para a escola onde mora, um dormitório feminino, o que causa pânico entre professores e colegas pelo perigo de manter um inimigo em casa. 

Enquanto o menino se recupera, a vaidade das meninas se aguça, despertando intrigas e transformando o ambiente. Mas o grande passo para Eastwood se tornar uma estrela de Hollywood veio em 1971, quando fundou sua própria produtora cinematográfica e decidiu dirigir seu primeiro filme. Play Misty for Me era um thriller sobre um apresentador de rádio que foi perseguido por um fã. Um dos maiores sucessos da carreira de Clint vem com o detetive de polícia Harry Callahan em Dirty Harry, considerado o melhor filme de Siegel. 

Um Callahan amargo e furioso fez do filme um sucesso absoluto de bilheteria americana. Dirty Harry gerou diversas sequências, ainda muito lucrativas: Magnum Force (1973), The Enforcer (1976), Sudden Impact (1983) e The Dead Pool (1988).

No início da década de 1990, Eastwood dirigiu e estrelou seu último western, Unforgiven, no qual interpretou um fuzileiro aposentado. O filme é estrelado por Gene Hackman, Morgan Freeman e Richard Harris. Depois de um tremendo sucesso de bilheteria, ele foi indicado a nove prêmios da Academia e ganhou quatro, incluindo melhor filme e melhor diretor.

Em 1993, Clint interpretou um ex-agente do Serviço Secreto dos EUA no filme Na Linha de Fogo, dirigido por Wolfgang Petersen. O filme foi um dos dez melhores filmes do ano naquela época. Eastwood dirigiu e estrelou com Kevin Costner em A Perfect World. Ele continuou a expandir seus conhecimentos em Hollywood após o filme The Bridges of Madison County (1995), onde atuou com Meryl Streep. 

Eastwood recebeu muitos elogios da crítica como diretor. Seu primeiro trabalho foi no filme Play Misty for Me, em 1971. Eastwood ficou conhecido por dirigir grandes filmes dramáticos como “Os Imperdoáveis”, “Um Mundo Perfeito”, “Bebê de um Milhão de Dólares”, “Bandeiras de Nossos Pais” e “Cartas de Iwo Jima”. No entanto, ele dirigiu filmes de outros gêneros.

Eastwood produziu a maioria de seus filmes e se destacou por serem quase todos de baixo orçamento. Ao longo dos anos, desenvolveu relacionamentos com outros diretores e produtores. Clint prefere sempre trabalhar com a mesma equipe de produtores, editores e técnicos. Ele tem um longo relacionamento com a Warner Bros. , estúdio que financia a maioria de seus filmes. 

Geraazevedo

Um comentário:

CLAUDENIR NOBRE CABREIRA disse...

Clint Eastwood é um dos meus 10 atores preferidos. É um exemplo de profissional da sétima arte. Parabéns pelo artigo