![]() |
No Centro da Nebulosa do Olho de Gato Crédito: NASA , ESA , Hubble , HLA ; Reprocessamento e Direitos Autorais: Raul Villaverde |
A três mil anos-luz de distância, uma estrela moribunda lança conchas de gás brilhante. Esta imagem do Telescópio Espacial Hubble revela que a Nebulosa do Olho de Gato (NGC 6543), é uma das nebulosas planetárias mais complexas conhecidas. Abrangendo meio ano-luz , as características observadas no Olho de Gato são tão complexas que os astrônomos suspeitam que o objeto central brilhante pode realmente ser um sistema estelar binário .
O termo nebulosa planetária , usado para descrever essa classe geral de objetos, é enganoso. Embora esses objetos possam parecer redondos e semelhantes a planetas em pequenos telescópios, imagens de alta resolução com grandes telescópios revelam que são estrelas cercadas por casulos de gás expelidos nos estágios finais da evolução estelar .
Olhando para este olho de gato , os astrônomos podem estar vendo mais do que uma estrutura detalhada, eles podem estar vendo o destino do nosso Sol, destinado a entrar em sua própria fase de evolução de nebulosa planetária... em cerca de 5 bilhões de anos .
Nenhum comentário:
Postar um comentário