Powered By Blogger

sábado, 27 de novembro de 2021

FATOS DESCONHECIDOS SOBRE A GALÁXIA DE ANDRÔMEDA

 

Andrômeda

Se eu pudesse lhe dar cinco fatos DESCONHECIDOS sobre a galáxia de Andrômeda, seria um astrônomo extraordinário e estaria na capa da revista Time. Sou apenas um aficionado por astronomia que olha através de um telescópio, lê muito e vasculha a internet em busca de informações interessantes sobre astronomia. No entanto, vou lhe dar cinco ou mais itens interessantes sobre nossa galáxia vizinha que talvez algumas pessoas não conheçam.

Um pouco sobre a galáxia de Andrômeda, ou M31, primeiro.

É a galáxia mais próxima da nossa, a Via Láctea, e uma das poucas galáxias que você pode ver a olho nu SE VOCÊ SABE EXATAMENTE ONDE ELA ESTÁ E COMO VÊ-LA. Tem cerca de 220.000 anos-luz de diâmetro. Está a cerca de 2,54 anos-luz de nossa própria galáxia, ou 25 quintilhões de quilômetros. Contém cerca de um trilhão de estrelas.

Galáxias são enormes cata-ventos contendo bilhões de estrelas cada. Desde que foram criadas, após o Big Bang, elas têm percorrido o universo e estão confundindo os astrônomos porque, em vez de desacelerar como deveriam, estão acelerando. A taxa de expansão do universo está caindo, mas as velocidades das galáxias distantes ainda estão aumentando ou acelerando. Estranho, né?

Via Láctea

Nossa própria galáxia, a Via Láctea, é uma enorme massa giratória de estrelas com braços espirais e nosso próprio sistema solar está residindo em uma das bordas desses braços espirais. Todas as estrelas que você vê no céu noturno estão dentro de nossa própria galáxia. Em uma boa noite, aquela faixa leitosa esbranquiçada que você vê se estendendo pelo céu noturno é, na verdade, massa de estrelas, é brilhante porque você está realmente olhando para o centro de nossa galáxia, onde as estrelas são mais densas.

Andrômeda. Linda galáxia de Andrômeda, que está próxima à constelação de Andrômeda, que tem a forma de uma cornucópia deitada de lado. A galáxia de Andrômeda fica logo acima do centro da constelação. Encontre a estrela Mirach e, em seguida, mova-se lentamente até a próxima estrela mais brilhante em Andrômeda, acima dela, e você verá uma mancha vaga, nebulosa e esbranquiçada. Se você olhar com a visão desviada, você verá, e é incrível porque o que você está olhando é apenas o centro ou a área mais brilhante da enorme galáxia.

Embora Andrômeda seja a maior galáxia do Aglomerado Local, pode não ser a mais massiva. Acredita-se que a Via Láctea contenha mais matéria escura, o que poderia torná-la muito mais massiva.

A Galáxia de Andrômeda está se aproximando da Via Láctea a aproximadamente 100 a 140 quilômetros por segundo. A colisão ocorrerá em cerca de 4,5 bilhões de anos.

Quando Andrômeda e nossa galáxia Via Láctea colidirem, as estrelas nessas galáxias estarão suficientemente distantes umas das outras que é improvável que qualquer uma delas colida individualmente. Algumas estrelas serão ejetadas da galáxia resultante, apelidada de Milkômeda ou Milkdrômeda. Mas não se preocupe, nessa época, o sol começará o processo de queima de hélio, se transformando em uma estrela gigante vermelha. Quando ele se expandir, suas camadas externas irão consumir Mercúrio e Vênus e alcançar a Terra. Após a colisão, a fusão das galáxias da Via Láctea e de Andrômeda acabará sendo uma galáxia elíptica gigante.

A galáxia de Andrômeda tem um grande aglomerado de estrelas em seu coração. Ela também tem um buraco negro supermassivo em seu núcleo.

A Galáxia de Andrômeda tem pelo menos dois braços espirais, além de um anel de poeira que pode ter vindo da galáxia menor M32. Os astrônomos acham que ele pode ter interagido mais intimamente com Andrômeda várias centenas de milhões de anos atrás, quando o M32 mergulhou no coração de seu vizinho maior.

Os cientistas acreditam que cerca de 5 a 9 milhões de anos atrás, pequenas galáxias colidiram e criaram Andrômeda.

Alguns cientistas preveem que nosso Sol pode um dia se mover e se tornar parte da Galáxia de Andrômeda. (Isso é interessante. Vou ter que verificar isso.)

O que descobri recentemente que me surpreendeu totalmente foi isso. Quando minhas irmãs mais velhas, Lori, Tracy e eu encontramos a galáxia de Andrômeda em uma noite clara no lago (somos fãs de astronomia), vimos uma mancha esbranquiçada e nebulosa a olhos nus. Lá estava a enorme galáxia de Andrômeda. MAS, o que não sabíamos na época, era que isso era apenas o centro de tudo, a parte mais brilhante.

Se nossos olhos pudessem captar a luz como uma câmera de lapso de tempo, a galáxia de Andrômeda seria assustadoramente enorme no céu noturno. Eu nunca percebi o quão grande ela realmente é se pudéssemos ver tudo.

Abaixo, o tamanho real da galáxia de Andrômeda no céu noturno se pudéssemos vê-la como realmente é mostrada, ao lado de nossa lua. Uau! O que minhas irmãs e eu estávamos olhando aqueles anos atrás que pensávamos ser a galáxia inteira era apenas a área brilhante no centro. Nunca imaginamos o quão grande Andrômeda realmente era no céu noturno.

Colisão entre as galáxias de Andrômeda e Via Láctea acima. O que acontecerá com nosso próprio sistema solar quando isso ocorrer?

Com base em cálculos atuais, eles preveem uma chance de 50% de que em uma galáxia fundida, o Sistema Solar será varrido três vezes mais longe do núcleo galáctico do que sua distância atual. Eles também preveem uma chance de 12% de que o Sistema Solar seja ejetado da nova galáxia em algum momento durante a colisão. Tal evento não teria efeito adverso no sistema e as chances de qualquer tipo de distúrbio no Sol ou nos próprios planetas podem ser remotas.

Quão incrível é isso?

FONTE INTERNET

  


--------------------------------------------------------------------------------------


Nenhum comentário: