O que Júpiter parece de perto? A maioria das imagens de Júpiter são tiradas de longe, seja da Terra ou de uma distância grande o suficiente para que quase metade do planeta seja visível. Esta foto, porém, foi composta de imagens tiradas relativamente perto, onde menos da metade do planeta era visível. A partir daqui, Júpiter ainda parece esférico, mas a distorção de perspectiva agora o faz parecer mais uma bola de gude.
Visíveis no topo das nuvens de Júpiter estão um cinturão horizontal escuro proeminente contendo uma nuvem oval branca e uma nuvem de zona branca, ambas circundando o planeta. A Grande Mancha Vermelha aparece no canto superior direito.
A imagem apresentada foi tirada pela sonda robótica Juno em fevereiro durante sua 17ª passagem próxima do maior planeta do nosso Sistema Solar. A missão de Juno, agora estendida até 2021, é estudar Júpiter de novas maneiras. Os dados de Juno já permitiram descobertas que incluem o campo magnético de Júpiter sendo surpreendentemente irregular, e que alguns dos sistemas de nuvem de Júpiter correm cerca de 3.000 quilômetros para dentro do planeta.
Fonte: Nasa
Nenhum comentário:
Postar um comentário