sábado, 15 de agosto de 2009

SEGURANÇA NA INTERNET

Hoje em dia, pessoa que usa um computador com frequência já recebeu um E-mail da “Receita Federal” ou um link estranho de um amigo ou parente com quem raramente conversa, já esteve exposto a um virus na Internet. Quando a ameaça é simples, ter seu computador invadido depende somente de um clique em um link aparentemente inofensivo. O Brasil está no ranking mundial desse tipo de ameaças. Vírus, spywares, cavalos de tróia e spams são enviados a todo instante. Hoje em dia os crimes virtuais são frequentes, e qualquer adolescente com conhecimentos técnicos minimos pode cometer crimes na internet, recentemente, um menino de apenas oito anos, usou a impressora multifuncional do pai para imprimir dinheiro falso. Os links mal-intencionados levam o internauta para sites falsos. na maior parte dos casos, eles se parecem com sites de bancos. para suas senhas e números de documentos, como senhas e documentos, com estas informações eles vão montando uma base de dados e depois fazem chantagem.

Como fazer para se proteger destes crimes? A primeira dica é sempre prevenir.usar sempre um
programa de Antivirus sempre atualizado, um firewal e um antispyware que esteja sempre ativos no computador procurando ameaças que surgem a todo instante na rede, e um programa de antivírus atualizado é o conselho número um dos especialistas. Outra dica muito importante, resistir a tentação de clicar em conteúdo que se desconhece, propagandas e links dentro do correio, procurar sempre checar se foi a pessoa que você conhece que lhe enviou o link.
para dispositivos portateis, (Notebook, Netbook e celulares) é importante sempre colocar senha, e usar redes protegidas (VPN) se for roubado vai dificultar o acesso a dados sigilosos. Muitas pessoas pensam que estão seguras apenas porque tem um antivirus instalado na maquina, ledo engano, muitos virus entram na maquina sem que o antivirus detecte, existe formas de saber se o micro esta infectado ou foi invadido, transmitindo dados para outro computador;

1- a Luz do HD fica piscando sem parar, mesmo que você não esteja baixando, ou fazendo
qualquer coisa.
2- O disco fica cheiose que você esteja acrescentando nada.
3- o tempo que a máquina leva para dar o boot aumenta muito.
4- A conexão com a Web cai a toda hora
5- O micro desliga do nada sem motivo
6- Você digita o endereço do seu banco e ele leva você para outra página.

Uma coisa que uma pessoa sem experiencia pode fazer é o seguinte:
No Windows, digitar Ctrl + Alt + Del, clicar em Gerenciador de Tarefas e em Desempenho, ele vai mostrar os percentuais de uso do computador. Se o micro estiver infectado, os percentuais de uso podem chegar a 70% mesmo que o usurário não esteja fazendo nada, se isso estiver acontecendo, pode ser que você esteja sendo vitima de Hackers e o melhor a fazer é imediatamente desligar o computador e chamar um técnico especializado para resolver o problema, a menos que você saiba realmente o que deve fazer. Não tente transportar dados do micro com problemas para outro computador, CDs ou pendrives, ou mandar arquivos pela rede.
Para quem tem dados pessoais na internet, vídeos e fotos no Orkut, facebook, e outros, não está livre destes perigos, se alguém usar suas fotos sem autorização, você deve recorrer a justiça, a primeira coisa a fazer é manter o registro do crime, gere uma copia da tela do computador (Print Screem) e depois imprima a prova,(segundo especialistas em direito digital), se você sofreu uma fraude bancária avise imediatamente ao gerente do banco. Se sua foto foi usada sem autorização em um site de relacionamentos avise o provedor do serviço como o Orkut, e Com a prova nas mãos procure a delegacia mais próxima e faça um boletim de ocorrência. lembre-se que hoje em dia existem delegacias especializadas em crimes eletrônicos em todo o Brasil.

© Geraldo de Azevedo

Nenhum comentário: