quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

VÍRUZ NO LINUX?

Não é produzido vírus para Linux, e mesmo que algum tente entrar, tem que dar autorização de administrador, para que o vírus entre e seria preciso compilar o vírus, ou seja, teria que baixar as bibliotecas de compilação para "fazer o vírus ganhar vida" e isso com autorização do administrador, e não só isso, você mesmo tem que compilar usando permissão de administrador, mesmo que o sistema venha a ficar muito popular, e um monte de hackers tentem fazer vírus pra Linux, mesmo assim seria difícil ele ser contaminado.
Mas digamos que se por um acaso, o vírus já viesse pré-compilado e alguém permitisse a instalação do vírus, (e tudo com autorização da pessoa diante de um aviso na tela e autorizando com senha de administrador), como o sistema é modular e suas permissões de escrita somente quando autorizada por senha pelo administrador o vírus não se alastraria pelo sistema de diretórios. Seria um arquivo que não faria nada.
Se procurar-mos na internet vamos achar antivírus para Linux, só que não é para arquivos do Linux, é para arquivos do Windows. Isso é particularmente usado pra quem instala programas do Windows no Linux via WINE ou quem tem servidor e não quer repassar para a rede arquivos do Windows que esteja contaminado contaminado.
Já foram fabricado vírus pra Linux, mas esses vírus usavam falhas do sistema e essas falhas já foram corrigidas (O Linux corrige suas falhas em tempo recorde). Então não existe vírus viável pra Linux.

Geraldo de Azevedo Sonho DigitalBr

Nenhum comentário: