Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de junho de 2008

404 Not Found QUE ERRO É ESTE?



Você está ansioso para dar uma espiada no conteúdo de determinado site e, quando o acessa, recebe a irritante
mensagem: 404 Error. The Page Was Not Found. (Erro 404.
A Página Não Foi Encontrada). Então, o que você procurava simplesmente sumiu? Às vezes, sim; às vezes, não. Para entender o fenômeno, é preciso primeiro saber o que é esse tal de 404 Error. Na Web existem clientes (um navegador, que é um software como o Netscape e o Internet Explorer) e servidores (computadores robustos com um ou mais processadores, com grande capacidade de memória e espaço em disco rígido). Eles estão sempre levando um papo: o primeiro pede; o segundo, atende.
Em geral, o meio utilizado para manter esse diálogo é o HTTP - Protocolo de Transmissão de Hipertexto, sistema que permite enviar e receber arquivos de textos, imagens, sons e vídeo. Desse modo, quando você entra na Web, a conversa se inicia. Seu navegador solicita dados sobre o site que você está procurando a um determinado servidor.
A primeira resposta que chega, e que você não vê, é um cabeçalho que contém códigos de status, isto é, informações sobre como estão indo as coisas. Se vão mal, surge, então, o fatídico 404 Error. Naturalmente, você está curioso para saber o que significam esses números. Vamos lá. O primeiro quatro indica dois problemas: ou o endereço do site está truncado ou ele não existe mais. O zero sinaliza para um erro de ortografia.
O último quatro aponta para uma anomalia específica chamada "Acesso não autorizado", isto é, você só entra na página que exibe esse alerta se tiver uma senha.
O 404 tem uma história curiosa. Sua origem remonta aos escritórios do CERN - Laboratório Europeu de Partículas Físicas -, com sede em Genebra, na Suíça. Nos primórdios da Web, por volta de 1980, no quarto andar do CERN, na sala 404, foi montado um banco de dados, controlado por três cobras em computação.
Manualmente, eles gerenciavam pedidos de arquivos e os transferiam para os requisitantes. Quando aconteciam erros, eles alertavam: “Room 404 - File Not Found”. Mais tarde, a expressão foi incorporado ao mundo online pelo físico inglês Tim Berners-Lee, o criador da Web. O Error 404, porém, não é motivo para você abandonar suas buscas. Com as dicas abaixo e um pouco de paciência talvez seja possível encontrar o que quer. Acesse a página novamente ou atualize-a. Algumas vezes, o 404 Error não passa de um alarme falso. Procure por erros de grafia no endereço que você digitou e corrija-os.
Tente também mudar a extensão da home page. Por exemplo, de html para htm ou vice-versa. Experimente ainda outras extensões como asp e shtml. Tente achar uma versão antiga da página. O The Wayback Machine possui uma ferramenta que leva a uma viagem ao passado da Web. Escreva para o Webmaster. No mínimo, você estará lhe prestando um favor, ao alertá-lo sobre links quebrados. Se você não conseguir absolutamente nada, resta compensar sua decepção indo a sites que fornecem frases e imagens bem-humoradas para substituir o seco Was Not Found. No Somethingawful há uma mensagem debochada: "Esta página é muito estúpida. O Web site está cheio de gente idiota. Clique no botão atualizar. Depois de muita insistência, alguma coisa deve aparecer". Criativo é o Locksley.
O site abre com a foto de uma moçoila dos anos 30, vestida com um corpete. Ela adverte: "Por favor, feche a porta ou eu darei um berro!". Já o ScytheNet propõe colocar o ícone da morte com a legenda: "Trata-se de uma conspiração. Estamos escondendo a verdade de você. Ou, quem sabe, essa página realmente Was Not Found".

Fonte: internet

Nenhum comentário: