Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de maio de 2022

QUAIS AS MANEIRAS DE UMA ESTRELA MORRER

 

SUPERNOVA

Estrelas morrem em explosões épicas. Há duas maneiras de uma estrela morrer.

Estrelas de pequeno e médio porte morrem quando seu combustível (o hidrogênio) acaba. Conforme o hidrogênio é usado, ele torna a fusão mais lenta no núcleo da estrela. 

Com menos fusão empurrando para fora, a gravidade força a estrela a implodir. Mas a fusão reage, aquecendo as camadas externas da estrela. Quando se aquece um gás, ele expande. Assim sendo, a estrela se expandirá, tornando-se uma gigante vermelha. 

Nessa fase, a estrela engole tudo que está ao redor. Ela está se autodestruindo; seu núcleo torna-se perigosamente instável. Sem hidrogênio para queimar, a estrela começa a queimar hélio e transformá-lo em carbono. A estrela está se destruindo de dentro pra fora, emitindo ondas violentas de energia de seu núcleo para a sua superfície. 

Essas ondas energéticas explodem a camada externa da estrela; lentamente, ela se desintegra. Nesse ponto, a estrela se transforma em uma anã branca – o processo de fusão é interrompido, e resta apenas um núcleo extremamente denso e quente.

Já as estrelas maciças morrem de outra maneira. Estrelas maciças geram pressões e temperaturas maiores que qualquer parte do universo. A gravidade nelas é tão forte que pode comprimir e fundir átomos cada vez maiores. 

O núcleo de uma estrela maciça é como uma fábrica que produz elementos cada vez mais pesados. Quando fabrica o elemento Ferro, a estrela está condenada. 

O ferro absorve energia. No momento em que uma estrela maciça cria ferro, ela tem apenas segundos de vida. A estrela descarrega energia naquela bola de ferro, tentando criar uma fusão, mas não consegue; a bola de ferro está roubando energia da estrela, e é essa energia que mantém a própria estrela viva, então ela morre. 

O núcleo de ferro desmorona, as camadas externas da estrela caem sobre si mesmas e uma explosão enorme é gerada – a supernova. 

É o evento mais violento do universo, gera mais energia que o sol vai gerar em toda a sua vida. Após isso, o que resta são as estrelas de nêutrons, astros extremamente densos que podem vir a formar buracos negros.

Fonte: Internet

Nenhum comentário: