quarta-feira, 29 de abril de 2009

ONU CONFIRMA QUE O MUNDO ESTÁ PRÓXIMO DE UMA PANDEMIA

Depois de 7 mortes no méxico, a 1ª morte nos EUA

Nesta quarta feira (29/04) a Organização Mundial de Saúde elevou o nível de alerta para 5 (de uma escala de 6) por conta da gripe suina iniciada no méxico que matou 8 pessoas e contaminou 114 em 11 países de quatro continentes dando sinais de que esta se espalhando pelo globo.
A decisão de elevar o nível de risco foi tomada após consultas com especialistas e analistas. Em reunião poucas horas antes, o nível havia sido mantido em 4. A elevação do nível 3 para o 4 havia ocorrido na segunda-feira (27).
A mudança do status coloca governos e companhias farmacêuticas em estado de alerta em relação à necessidade de fabricar drogas antivirais e fazer esforços para criar uma nova vacina para combater o avanço do vírus.
O anúncio foi feito pela chefe da OMS, Margaret Chan. Ela disse que a doença está se espalhando rapidamente e deve ser levada a sério. Mas, segundo ela, o mundo está "mais preparado do que nunca" para enfrentar a possível.
Margaret Chan avisou que os estoques de antivirais da OMS não são suficientes, e que é preciso apoio das empresas e dos governos. Ela citou a maneira "aberta e transparente" como as autoridades mexicanas estão encarando a situação. 

COMO A GRIPE SUINA MATA

1. As primeiras manifestações são tosse seca e dificuldade de 
respirar Devido a inflamação no tecido que recobre os brônquios 
na base dos pulmões. 

2.  Em situações mais graves, o paciente passa a respirar por 
aparelhos três dias após os primeiros sintomas  o pulmão se 
enche de líquidos.

3. Logo após a doença atinge a medula e reduz a produção de 
glóbulos brancos e plaquetas no sangue paciente

4. A morte ocorre por insuficiência respiratória. O pulmão, 
inflamado e cheio de água, enrijece e entra em colapso. 

Geraldo de Azevedo - Nostalgiabr

Nenhum comentário: