sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

PERIGO NA INTERNET

Por incrível que pareça, o Brasil representa mais de 50% dos usuários do orkut em todo mundo. 
Criado pelo engenheiro turco Orkut Buyukkokten, pertence ao Google, o maior site de busca mais famoso do mundo. O orkut foi criado como um site de relacionamento, e existem milhares desde o surgimento da Internet. uma rede social, onde as pessoas se aproximam pelos mais variados propósitos. Por exemplo, elas podem reencontrar amigos da época do colégio ou da faculdade, fazer novos amigos, paquerar, encontrar pessoas que possuem os mesmos gostos, os mesmos hábitos etc.  O ORKUT é uma febre, é uma forma de reaver e fazer novos amigos, saber notícias de parentes e amigos distante e mandar recados e mostrar fotos, e hoje esta sendo utilizado com o propósito de invadir a privacidade das pessoas e obtenção de informações sobre uma classe privilegiada da população brasileira.
Por que será que só aqui no Brasil o Orkut ficou tanto popular? Em outros países as pessoas hesitam em mostrar sua vida e dados de sua intimidade, de maneira tão irresponsável. Quem quiser se expor desta maneira, faça-o de forma consciente e depois não se queixe, nem se desespere, caso seja vítima de um golpe, mas poupe sua esposa, seus filhos, poupe sua vida particular, aquele bandido que te ligou pra te extorquir dinheiro, foi porque você deixou também 
porque você deixou, as fotos dos seus filhos estava lá, a foto de sua esposa estava lá, a foto de sua casa estava lá, a foto de seu local de trabalho estava lá, a foto da casa de praia estava lá, e as fotos de sua moto e seu carro do ano também estavam lá. Por acaso você já recebeu um telefonema que informava que seus filhos estavam sendo seqüestrados? Um parente seu ou sua mãe idosa já foi seguida por uma quadrilha de malandros? Já te abordaram numa esquina ou mesmo a porta de sua casa dizendo que te conheciam faz tempo? Já foi em festas combinadas para reencontrar os amigos de 30 anos atrás e não viu ninguém?
Com apenas cinco minutos de navegação eu sei que você tem dois filhos, tem um namorado , uma conta em tal banco, estuda no colégio tal, freqüenta cinemas e trabalha nesta firma, e o melhor de tudo, com uma foto na mão, identifico você em meio a multidões, na porta do seu trabalho ou no meio da rua. Eu já sei onde você esta. É só ler os seus recadinhos.
Aqui no Brasil somos um povo muito inocente e deslumbrado, sempre achamos que o pior não vai acontecer com a gente, que esta coisas só acontecem com outros, no jornal e na televisão, até que um dia acontece com a gente, ai, já é tarde demais. Deu para você entender? Reavalie a sua participação no ORKUT ou ao menos apague as fotos e imagens de seus filhos menores e parentes que não merecem passar por situações de risco que você os está colocando. Se você acha que não tenho razão, deve se achar o cara mais esperto e sábio do mundo, muitas pessoas que conheço já passaram por dramas como estes devido a sua própria imprudencia, a falta de cautela nos induz a riscos desnescessarios, não apenas no Orkut, mas tambem eu outros sites de relacionamento e em toda a Internet, onde temos uma infinidade de portas abertas, que, por falta de conhecimento ou um descuido, colocamos informações que pode nos prejudicar e a nossa propria familia, não conhecemos as outras pessoas que estão no outro lado da rede, não temos certeza se é homem ou mulher, a conversa pode ser muito legal, mas você nunca sabe com quem está falando... 
Disponibilizar informações a nosso respeito pode se tornar muito perigoso e desagradavel e o menor descuido pode ser fatal, portanto, cuidado em colocar certas informações na Internet.

© Geraldo de Azevedo
http://www.sonhodigitalbr.com

3 comentários:

VejaBlog - Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil! - disse...

VejaBlog
Seleção dos Melhores Blogs/Sites do Brasil!
http://www.vejablog.com.br

Parabéns pelo seu Blog!!!

Você está fazendo parte da maior e melhor
seleção de Blogs/Sites do País!!!
- Só Sites e Blogs Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item: Blog

http://www.vejablog.com.br/blog

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Um forte abraço,
Dário Dutra

http://www.vejablog.com.br
....................................................................

Martini Bianco disse...

Tem toda a razão Geraldo. Aqui em Portugal, também existe essa febre, mas aqui se chama hi5, e foi durante cerca de 3 anos o site mais visitado aqui, com mais visitas que o próprio Google. O orkut também é, mas mais usado pela comunidade brasileira que vive cá. Tanto um como o outro, têm os mesmos defeitos, mas creio que o defeito principal, está na ignorância da maioria das pessoas que os utilizam. Sabe, é como ser um pouquinho de "estrela-pop", ter sua página acessivel de qualquer parte do mundo, se mostrar, e na maior parte das vezes mentir sobre si próprio, querendo passar por alguém que não é. É um reflexo da nossa sociedade de hoje, globalizada, padronizada, mascarada, em busca apenas do imediato. Mas creio que esta febre irá passar, mais cedo ou mais tarde, e as pessoas voltarão a ser elas próprias.
Um abraço!

saitica disse...

Serviço de utilidade pública. Depois não lastimem o azar, foram devidamente avisados.
Daniel