terça-feira, 20 de novembro de 2007

O MELHOR BLOG DO MUNDO

Mulher de 95 anos ganha prêmio de melhor blog

Berlim, 16 nov (EFE)- A blogueira espanhola María Amelia, de 95 anos, venceu o Best Of Blogs (BOBs), o concurso de blogs da rede de televisão alemã "Deutsche Welle" (DW), na categoria em espanhol, à frente do argentino "Bestiaria".
Na categoria Melhor Blog em Português, o vencedor foi o jornalista Marcelo Tas, com o "Blog do Tas" (http://www.blogdotas.com.br).
Em seu blog, María Amelia publica conselhos e as experiências que vive em Muxía (La Coruña). Ela fascinou o júri de especialistas da premiação anual BOBs (www.thebobs.com).
Os membros do júri escolheram o vencedor numa lista entre 10 indicados previamente selecionados pelos internautas.
A blogueira se apresenta da seguinte forma em seu blog (http://amis95.blogspot.com): "Amigos da internet. Hoje completo 95 anos. Meu nome é María Amelia e meu neto, como é muito mesquinho, me presenteou com um blog".
Além de perguntas de visitantes, María Amelia López, que nasceu em Muxía, em 23 de dezembro de 1911, publica fotos e vídeos. Ela se apresenta como uma avó internauta e saúda os colegas da comunidade blogueira.
"Estar apaixonada é uma coisa maravilhosa", diz a uma leitora de 18 anos. Em outro "post", María Amélia comenta uma mensagem enviada por um argentino de 27 anos, e confessa que a vontade "de ferro" para se manter jovem vem do seu medo da velhice, por ser "feia".
"Aos 95 anos" ("A mis 95", no original) deve o prêmio de melhor blog em espanhol tanto aos numerosos fãs que conquistou quanto por ter incentivado outros idosos a experimentar esse meio de comunicação.
Na votação popular, María Amelia já tinha conseguido o primeiro lugar, com 25% dos votos. "Bestiaria", de Carolina Aguirre, veio em segundo, com 20%, publicando imagens, relatos e fotos de "mulheres fascinantes", em algumas ocasiões metade humanas, metade animais.
O prêmio de melhor blog geral foi para o bielorrusso "Foto-Griffoneurei" (algo como "Fotomaníaca"). O prêmio especial da ONG Repórteres sem Fronteiras foi para o tailandês "Jotman.com", escrito em inglês.
O blog bielorusso foi o ganhador devido à capacidade de transmitir "com poucas palavras o dia a dia do país, em grande parte isolado dos olhares do exterior", afirmou Christian Gramsch, diretor de programação da "Deutsche Welle".
Para Xenia Awimova, autora do "Foto-Griffaneurei", o blog é uma possibilidade de os jovens mostrarem as suas opiniões, num país onde "não há muitos jornais independentes e plataformas para se expressar".
O blog experimental tailandês se tornou conhecido pela cobertura do golpe militar no país, em 2006. Atualmente, dá informações sobre os protestos contra a Junta Militar de Mianmar.
Outro premiado foi o blog alemão "Behindertenparkplatz", em que uma jornalista que usa cadeira de rodas relata diariamente, com boas doses de humor, seus obstáculos e memórias.
Os vencedores da quarta edição foram conhecidos numa cerimônia realizada no Museu da Comunicação de Berlim. As candidaturas nas outras categorias, como melhor blog em russo, inglês, francês, persa, árabe e chinês, entre outros, saíram de 7 mil propostas em 10 idiomas.
A votação pela internet durou três semanas. Os prêmios principais foram doados pelas empresas Toshiba, Archos, Terratec, O"Reilly e Sony Ericsson.
A "DW", principal organizadora, ao lado de associações como a Repórteres sem Fronteiras, destacou o impacto desta quarta edição.

Na premiação anterior, o número de contribuições ficou em 5,5 mil.

Segundo o site da emissora, o sistema de votação foi atacado por um "hacker". Mas os votos durante o período de ataque foram anulados.
Geraldo de Azevedo

Nenhum comentário: