terça-feira, 10 de julho de 2007


O PODER DA CRIATIVIDADE


As pessoas bem sucedidas, são aquelas que tem idéias brilhantes e produtivas. Para se ter sucesso, não basta ter boa instrução, ser caprichoso e inventivo. é preciso ser criativo, ter vontade de criar, ter inteligência e imaginação fértil, ai está toda a diferença.
A criatividade tira a pessoa do rol das medíocres. Uma pessoa observadora e crítica estará apta a se desenvolver como uma pessoa criativa.
Por trás da maioria das histórias de sucesso se encontram pessoas criativas que ja tiveram idéias brilhantes, mas antes de tudo é preciso que esteja em um ambiente que lhes dê condições e chance de criar, uma pessoa quase nada criará se viver diariamente em um ambiente vazio e ocioso, isso não significa que uma pessoa que vive isolada e ociosa não seja criativa e não possa criar, mas quanto mais recursos ela tiver a sua volta mais chances de criar ela terá.
-Um vendedor que percebe que muitos precisam de um produto que ninguém tem para vender.
-Um mecânico que percebe que uma máquina pode ser aperfeiçoada, e a ela se poderá acrescentar novas funções.
-Um executivo de uma grande fábrica descobre que poderá fabricar novos produtos sem modificar muito o maquinário que a indústria já possui, isso é apenas um exemplo de idéias criativas que geraram sucesso para muitos.
A máquina de escrever, o lápis a caneta tinteiro, a máquina de costura e muitos outros também são exemplos vivos de criatividade, como as pessoas executavam as tarefas antes dessas invenções?
A criatividade mudou a face do mundo, melhorando a produtividade e o conforto da humanidade. Muitas vezes uma pequena idéia criativa quase insignificante é constantemente aperfeiçoada por outras idéias criativas gerando uma grande invenção, tome como por exemplo o computador, que começou com um aglomerado monstruoso de válvulas de rádio que queimavam uma a cada cinco minutos.
O exercício mental é uma das condições básicas para se ter criatividade, quanto mais usamos a mente, mais estaremos aptos a ter boas idéias, se escrevemos diariamente, sem dúvida com o tempo, poderemos criar nossos próprios textos.
Fora do Brasil as boas idéias são muito mais valorizadas e aproveitadas e isso se dá devido a desconfiança das pessoas em acolher idéias criativas de outros, devido a isso muita gente que é criativa deixa suas idéias na gaveta e delas nenhum proveito se fará.

Alguns que conseguem levar essas idéias ao público, por falta de recursos para patentear, não vão adiante, e muitas vezes a idéia vai parar no exterior onde recebe atenção adequada e patente, anos depois volta ao Brasil como se tivesse sido uma invenção de outro país, (este é o caso do aparelho BINA para indentificação de chamadas telefônica).
Muitas pessoas que tem idéias criativas não tiram proveito disso principalmente se estiverem trabalhando em uma grande empresa, suas criações serão logo assumidas pela firma em que trabalha que a usará da maneira que lhe aprouver sem lhe dar o mínimo mérito, outras porém poderão se dar bem no trabalho ganhando um prêmio ou até mesmo uma promoção. Algumas empresas estimulam a criatividade de seus empregados para crescerem, pois tudo que um operário produz no trabalho pertence a firma inclusive suas idéias criativas.

Existem pessoas inteligentes e pessoas criativas, a pessoa criativa é também inteligente, mas a pessoa inteligente nem sempre é criativa, a inteligência é a capacidade de armazenar e utilizar um grande volume de dados.

A criatividade é a faculdade de combinar estes dados para criar algo novo e útil.
É pelo prazer de pensar que algumas pessoas desenvolvem sua criatividade, isso explica porque umas são criativas e outras não, "pensar é um dos maiores prazeres da raça humana" assim dizia Galileu Galilei em uma peça de Bretcht, e o mundo está sempre melhorando devido a capacidade e o prazer de pensar dos seres humanos.

Os homens passam a maior parte do dia trabalhando e é neste ambiente que eles são constantemente colocados diante de grandes desafios que estimulam sua criatividade, é ai que pensamentos criativos surgem com mais freqüência.
As empresas hoje em dia não mais procuram simples empregados para trabalhar de seis a oito horas por dia fazendo apenas e mecanicamente o que lhe é mandado fazer, querem pessoas que sejam inteligentes e criativas capazes de tomar decisões com idéias próprias e alavancar os negócios da empresa, caso se limitem a ter simples empregados medíocres, estará certamente com seu dias contados.
© Geraldo de Azevedo

Texto publicado no site: http://www.sonhodigitalbr.com/

Nenhum comentário: